A fertilidade é um processo que envolve todo o seu organismo. Confira 4 fatos que podem estar te atrapalhando na realização do sonho da gestação.
Obesidade
A obesidade pode aumentar em até 2x o tempo de concepção de um casal.
Nas mulheres, gera alterações hormonais que reduzem a ovulação e a qualidade do endométrio, afetando a capacidade de manutenção da gestação. Nos homens, aumentam o processo inflamatório que pode reduzir a qualidade dos espermatozoides.
Falta de sono
A melatonina, conhecida também como hormônio do sono, é um dos principais antioxidantes dos ovários.
Dormir mal pode diminuir a ovulação e, ainda, acelerar o processo de envelhecimento ovariano, além de afetar a produção de outros hormônios importantes para a fertilidade. Portanto, dormir bem é fundamental!
Carências nutricionais
Um corpo sem nutrientes é como um carro sem combustível. Nutrientes são fundamentais para todas as funções do organismo, inclusive para a boa qualidade dos óvulos e dos espermatozóides, que são fundamentais para o sucesso de uma gestação.
Cigarro
As mais de 4.000 substâncias tóxicas encontradas no cigarro afetam negativamente a fertilidade, podendo reduzi-la em até 40%!
Homens que fumam tendem a ter alterações em todos os parâmetros do espermograma, como diminuição na contagem total de espermatozoides, na motilidade, no volume do sêmen e alterações na morfologia. Nas mulheres, o hábito de fumar pode acelerar o processo de envelhecimento dos ovários.