.

O QUE É SAÚDE INTEGRATIVA?

Muito se fala hoje em dia sobre saúde integrativa. Mas você sabe o real significado desse termo?

A principal característica da visão integrativa é ser centrada em pessoas e não em doenças, já que uma mesma condição de saúde pode ser originada e se manifestar de formas diferentes em cada indivíduo, exigindo uma abordagem aprofundada e personalizada.

Através de uma análise individualizada que leva em consideração fatores genéticos e bioquímicos, somados a influência do estilo de vida, a exposição a toxinas, ao ambiente e às emoções, busca-se entender as particularidades de cada doença, situação ou desequilíbrio através da causa verdadeira, e não apenas focando nos sintomas apresentados. 

Na abordagem integrativa, a saúde é vista de forma complexa e conectada, onde todos os sistemas trabalham em conjunto na manutenção do equilíbrio do organismo. Quando um sistema é afetado, pode desencadear respostas sistêmicas.

Cada sistema do organismo é importante e faz parte de um todo, podendo estar envolvido na causa ou na potencialização de algum desequilíbrio ou doença. É através da identificação e correção desses desequilíbrios que a saúde é restaurada.

POR MARIA GABRIELA RECH E EDUARDO CLAAS

5 2 votos
Dê uma nota para este artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
+ LEIA MAIS ARTIGOS ANUPANA
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS GRATUITOS