.

PRECISAMOS FALAR SOBRE INFERTILIDADE

Apesar de ser um tabu, a infertilidade é um problema cada vez mais recorrente entre os casais – inclusive casais jovens, com menos de 30 anos. Fique tranquilo que você não está sozinho, e esse não deve ser um motivo de vergonha. Precisamos falar sobre esse assunto para entender o que pode estar acontecendo e para que você veja que existem sim alternativas que podem te ajudar. 

O estilo de vida e a relação com a infertilidade

Sabemos que, devido ao nosso estilo de vida atual, as gestações estão acontecendo mais tarde e isso por si só já pode ser um fator determinante. Porém, precisamos avaliar outros fatores que podem estar envolvidos nesse aumento do número de casos de casais com dificuldades em conseguir uma gestação. 

No Brasil, estima-se que cerca de 8 milhões de pessoas sejam consideradas inférteis, ou seja, 01 a cada 05 casais que tenta engravidar encontra dificuldades. De forma geral, a infertilidade é definida através de uma situação quando o casal está há 1 ano tendo relações sexuais frequentes, sem métodos contraceptivos, e mesmo assim não consegue engravidar. 

Hoje esse parâmetro de tempo já começou a mudar conforme a idade – casais entre 35 e 40 anos não podem se dar ao luxo de esperar até 1 ano para uma gestação acontecer. Nesses esses casos, 06 meses de tentativas já é um período suficiente para acender um alerta. Principalmente para a mulher, o fator idade é mais determinante porque, após os 35 anos, já se inicia um processo mais acelerado de envelhecimento ovariano. Levando em consideração que as gestações estão sendo adiadas, será que é necessário esperar esse tempo todo para começar alguns cuidados?

Causas

No que se refere às causas, estima-se que 30% delas estejam relacionadas à mulher, enquanto 30% estão relacionadas à saúde dos homens e 40% relacionadas ao casal – isso mesmo, a saúde do homem também é determinante nessa questão.  Inclusive, na grande maioria dos casos que recebemos em consultório de dificuldades em engravidar, ambos – homem e mulher- apresentam desequilíbrios que podem estar impactando nas chances de sucesso. 

Além disso, muitos desses casais recebem o diagnóstico de infertilidade sem causa aparente, ou seja, quando todos os fatores foram avaliados e não houve nenhum problema detectado. Aproximadamente 10 a 15% dos casais inférteis pertencem a este grupo, levando a um sentimento muito grande de desânimo, frustração e angústia. Mas será que realmente todos os fatores foram avaliados? Será que essa investigação foi mesmo minuciosa e levou em consideração outros aspectos importantes da saúde reprodutiva?

O processo

Precisamos entender que o processo reprodutivo requer um ambiente corporal saudável – afinal, estamos falando em gerar uma vida! Então ambos, tanto o homem quanto a mulher, precisam estar saudáveis e em seu potencial máximo de saúde para conseguir ter o tão sonhado bebê.

Aí te perguntamos: como está sua saúde? Como você está se sentindo nos últimos meses? Seus níveis de vitaminas estão em dia? Sua tireoide está funcionando como deveria? Será que o seu organismo, seja você homem ou mulher, está no potencial máximo pra realizar o sonho de uma gestação? Se você se sente frequentemente indisposto e sem vitalidade, será que seu corpo está preparado para essa grande jornada que é a gestação? De repente, você está precisando de um cuidado mais aprofundado e integral. É aí que a nutrição, a medicina tradicional chinesa e a fitoterapia entram como grandes ferramentas! 

Aqui, queremos te mostrar a importância das suas escolhas diárias e como elas impactam na sua saúde reprodutiva e na saúde do seu futuro bebê. Queremos te mostrar também o que pode estar por trás da sua infertilidade sem causa aparente, e que existe sim uma alternativa, para que você transforme sua vida através do conhecimento e consiga o quanto antes realizar o sonho de ter o seu bebê nos braços! Se você quer saber como, acompanhe os nossos próximos conteúdos!

5 2 votos
Dê uma nota para este artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
+ LEIA MAIS ARTIGOS ANUPANA
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS GRATUITOS